15 de jan. de 2008

Associação de Municípios do Baixo Tâmega participa novamente na BTL 2008

A Associação de Municípios do Baixo Tâmega – Amarante, Baião, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Marco de Canaveses e Mondim de Basto – comunica que irá marcar presença em mais uma edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre na FIL, Parque das Nações, em Lisboa, de 16 a 20 de Janeiro de 2008.

A AMBT irá estar representada no pavilhão 1, denominado “Destino Portugal”, com um stand de 72 metros quadrados, que será palco de algumas novidades, com destaque para a nova imagem corporativa da Associação.

Recordamos que a BTL é o maior e mais importante evento na área do Turismo em Portugal, estando a comemorar duas décadas de existência.

in A Verdade

Reviver a tradição da Matança do Porco


Reviver tradições e proporcionar momentos de convívio entre os visitantes e a comunidade de Mondim de Basto com a matança do porco.

A freguesia de Mondim de Basto irá realizar no dia 03 de Fevereiro, uma matança do porco, como forma de reviver das tradições desta terra integrado no seu plano de actividades. Este evento proporcionará um recuo no tempo para recordar o dia de festa e azáfama, sempre que havia a matança do porco.

Nesta segunda iniciativa, trata-se de reconstituir um tradição conciliando com um passeio pedestre passando por locais de interesse da freguesia. Haverá uma pausa numa localidade rural aonde será servido o mata-bicho (figos secos, aguardente, vinho do porto , bolos e café).

Desde tempos imemoriais que muitas famílias rurais criam porcos para consumo familiar. A dureza dos tempos assim obrigava para garantir a sobrevivência de famílias durante todo o ano.

Ao longo de muitos séculos, a prática foi-se enraizando de forma acentuada nas famílias portuguesas, que actualmente a carne de porco propriamente dito, fazem parte da identidade nacional.

Esta prática – matar o porco de forma tradicional, para alimentação familiar – vai muito mais além do simples acto de matar um animal para consumo caseiro, uma vez que deste acontecimento, a família e amigos reúnem-se num espírito de entreajuda e de festa na matança do porco, significa sempre o sentar a volta da mesa, num puro convívio social.

A Freguesia de Mondim de Basto vem convidar todos a participar neste grandioso convívio.


P R O G R A M A

09h00 – Ponto de encontro (Sede da Freguesia)
09h30 – Início da caminhada
10h30 – Visita ao castroeiro romano
(com uma apresentação do Arqueólogo Prof. Dinis)
11h00 – Reinicio da caminhada
11h20 – Lanche no lugar de Campos
(figos secos – aguardente – vinho do porto – bolos e café)
12h00 – Regresso para Mondim de Basto
(Parque de Campismo)
13h00 – Chegada ao Parque de Campismo
13h30 – Almoço
(Tradicional da matança do porco)
15h00 – Animação musical e jogos populares
19h00 – Fim do convívio

Inscrição: Freguesia de Mondim de Basto – 255 382 741
Parque de Campismo – 255 381 650

Valor da inscrição: 5 orelhas de porco